Maria Ward

Comunidade Maria Ward

Capela Beatíssima Virgem Maria

Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia

Diocese de Campo Limpo

 

A comunidade Maria Ward, está situada a Rua América nº 155, no Bairro do Jardim Imperatriz no Município de Itapecirica da Serra, estado de São Paulo.
Sua instalação ocorreu em 29 de maio de 1995, ocasião esta em que Dom Emilio Pignoli, então Bispo Diocesano de Campo Limpo, em Missa Campal colocou a pedra fundamental da Construção da Capela, e desde então estamos diretamente ligados a Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia.
A Direção da Comunidade é feita pela Diretoria do Conselho Comunitário, que atualmente tem como presidente o Sr. Ernesto Geraldo Fernandes.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA COMUNIDADE

Missa Dominical: Todos os Domingos no horário das 10:00 horas.

Catequese: Todos os sábados a partir das 16:00 e término ás 19:00 horas.

Grupos de Catequese: Pré-Eucaristia, 1º e 2º anos de Eucaristia, Perseverança, Crisma e Catecumenato (Catequese de Adultos)
Atualmente a coordenadora comunitária da Catequese á a Sra. Diana Papa da Silva.

Terço: Todas as Quintas-feiras ás 20:00 horas na Capela e em outros dias nas Casas.

Pastorais: Pastoral Social, Pastoral da Família, Pastoral da Criança e Promoção Humana.

Ministérios: De Música, Equipe de Liturgia, Equipe de Visitação aos Doentes, Equipe da Esperança e do Consolo e Grupos da Palavra.
Casamentos: Aos sábados e domingos nos horários disponíveis na Secretaria da Capela.

Batizados: Sempre no 2º Domingo do mês logo após a Santa Missa Dominical das 10:00 horas.

 

NOSSA HISTÓRIA

A Comunidade Maria Ward da Capela Beatíssima Virgem Maria, tem sua origem na Casa das irmãs da Congregação de Jesus, com sede á Rua Maria Ward nº 100 no Bairro da Olaria, neste município. Neste Local a Comunidade participava das Missas e Celebrações da Palavra e também eram ministrados a Catequese, o Crisma e os cursos de artesanato e demais atividades.

Tudo era supervisionado pelas religiosas da Congregação de Jesus com auxílio de leigos, até o ano de 1991. Posteriormente em 29 de setembro de 1991, foi eleita a primeira Diretoria do Conselho Comunitário, que tomou posse no dia 03 de outubro do mesmo ano, tendo como seu primeiro presidente o Sr. Ernesto Geraldo Fernandes. Esta Diretoria desde sua posse sempre esteve determinada a ter um local próprio e em construir a Capela, e sempre recebeu total apoio de Pe. Alberto Luiz Gambarini, DD Pároco de nossa Paróquia.

Nesta época a comunidade era assistida pelo Pe. RENATO que também sempre incentivou para que um dia a comunidade tivesse sua própria sede.
Em maio de 11 de maio 1992, o Pe. Renato comandou uma procissão partindo da Casa das Irmãs da Congregação de Jesus até o local onde hoje se acha instalada a Capela e ali fixou uma Cruz como marco desse dia. Mas apesar disto, continuávamos com as atividades desenvolvidas na Casa das Irmãs de Maria Ward, até o no de 1996.

No dia 29 de maio de 1995, Dom Emilio Pignoli, na época Bispo Diocesano de Campo Limpo, durante uma Missa Campal, colocou a pedra fundamental da construção da Capela. A edificação somente iniciou em meados de 1996, inicialmente com a construção das Salas de Catequese, Cozinha e demais dependências. Em maio de 1996, iniciamos as missas e celebrações no salão que posteriormente seriam as Salas de Catequese, continuando com as demais atividades ainda na Casa das Irmãs de Maria Ward e somente em 1998 é que iniciamos a construção da Capela propriamente dita em 2000 cobrimos a Capela e passamos a ter as Missas e Celebrações da Palavra já no seu interior.

No ano de 2003 o Sr. Bispo, Dom Emilio Pignoli nos comunicou que seria construído junto a Capela, ou seja no mesmo terreno um Seminário que leva o nome de Seminário São José. Em agosto de 2005 foi definitivamente instalado o Seminário, sendo seu Reitor o Pe. Alexandre Matias da Silva.
Desde 1995 até hoje conquistamos vários desafios, e hoje contamos com uma Capela de 450,00 m² e 270,00 m² de outras dependências, com o interior da Capela praticamente acabado, tendo como fundo uma pintura de Jesus Cristo que nos foi doada pelo artista chamando Sérgio Rodrigues Hengles. Dedicamos todas as conquistas primeiramente a DEUS, por intercessão de Maria Ward e também a todos os membros da Comunidade Maria Ward e outros benfeitores que colaboraram para que tivéssemos o que já temos. Claro que ainda há muito a ser feito e isto só iremos alcançar com a graça de Deus e de todos que sempre estão nos ajudando.