Nossa Senhora Aparecida-Nissalves

COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA – JD. NISSALVES
32 ANOS DE HISTÓRIA (1978 – 2011)

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Jardim Nissalves, está situada na Rua Catende, nº 82, Jardim Nissalves, Itapecerica da Serra – SP. A sua História é uma história de lutas, foi e está sendo escrita com a participação de muitas pessoas que amaram e amam esta Comunidade. É com alegria e orgulho, que apresento um fragmento histórico desta Comunidade.
A história começa no ano de 1978, com um grupo de terço, que se reunia para orar e agradecer as bênçãos e maravilhas de Deus.

 

Com o passar do tempo, o grupo do terço aumentou, havendo a necessidade de ter um local maior para se reunir. Então, em 1980, os moradores do bairro construíram um barracão. Enquanto os homens trabalhavam na construção, as mulheres preparavam as refeições e cuidavam da limpeza. Em 1981, os padres João Pedro e Renato Lucchi eram os pastores da Comunidade, conduzindo, juntos, a construção da Capela, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, além de atuarem na formação espiritual do povo.

 

No final de 1981, com a saída do Padre João Pedro, o Padre Renato Lucchi assumiu todos os trabalhos da Comunidade, sempre com o apoio do Padre Alberto; incentivando a formação de catequistas e a promoção de pessoas para a liturgia, e a partir de 1982 começou o trabalho de Evangelização com as crianças, " as pupilas de seus olhos", não se esquecendo também do jovens, adultos e idosos.

 

O Padre Renato Lucchi trabalhou na Comunidade até janeiro de 2002.
Em abril de 2002, o Padre Francisco Zeno de Araújo Lima assumiu os trabalhos na Comunidade sob orientação do Padre Alberto Luiz Gambarini.


Em setembro de 2002 iniciou a reforma geral da Capela: telhado e paredes.
No dia 24 de maio de 2003 retomamos os trabalhos pós-reforma. Este período foi marcado pelo trabalho com a juventude, a reforma da Capela e a inauguração do salão "Dom Bosco".

 

Com grande alegria no dia 17 de agosto de 2004 recebemos a visita pastoral do 1º Bispo Diocesano de Campo Limpo, Dom Emílio Pignoli.
No dia 11 de dezembro de 2004 o Padre Francisco Zeno se despediu da nossa Comunidade.
Em 26 de fevereiro de 2005 recebemos para presidir sua primeira missa na nossa Capela, o Padre Alexandre Matias da Silva.
O ano de 2005 também foi marcado com o trabalho do Censo Diocesano – PRODINE: Projeto Diocesano de Nova Evangelização – "Ide e proclamai a Boa Nova a toda Criatura" (MC 16,15).

 

Entre 2006 e 2007, colocamos o piso, concluímos o presbitério com a pintura do Cristo Pantocrator e Capela do Santíssimo.
No ano de 2008 adquirimos os bancos e as cadeiras para o padre e coroinhas, além da pintura da Capela e do Salão Dom Bosco.
Nos anos 2009 e 2010 continuamos as nossas reformas e manutenção, mas também fizemos o mezanino com proteção, seguindo o modelo da Paróquia.
Atualmente temos as seguintes atividades em nossa Comunidade:

TERÇA-FEIRA, ÀS 20h – GRUPO DOS VICENTINOS;
SÁBADO, ÀS 8h – Curso de Preparação para a Crisma e às 9h – Catequese;
SÁBADO, A PARTIR DAS 9h – Limpeza Geral;
SÁBADO, ÀS 16h – Ensaio dos cantos para a Missa ou Celebração da Palavra;
*1º e 3º SÁBADOS DO MÊS, ÀS 17h – CELEBRAÇÃO DA PALAVRA -;
*2º , 4º E 5º SÁBADOS DO MÊS, ÀS 17h – MISSA;

• TEMOS AINDA: CATEQUESE DE ADULTOS E CRIANÇAS, PERSEVERANÇA, GRUPO DA PALAVRA, PREPARAÇÃO PARA O BATISMO, VISITA AOS DOENTES, EQUIPE DA ESPERANÇA E VISITA DA CAPELINHA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES.
Para organizar os nossos trabalhos contamos com a colaboração de muitas pessoas que à frente das atividades, trabalham nas diversas pastorais.
Vale destacar que contamos com:

- 9 capelas de Nossa Senhora dos Prazeres, sendo 270 famílias visitadas pela Mãezinha.
- 12 Grupos da Palavra atendendo as nossas famílias, nos bairros dos Jardins: Nissalves, Paraíso e Virgínia.
- Catequese trabalhando e atendendo 60 crianças.
Colaboramos na organização e trabalhos, por equipe, das seguintes festas: Corpus Christi – Matriz (desenhos e confecção do tapete); Festa-Junina do Santuário; Festa-Junina da Comunidade; Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida e Festa do Dia das Crianças.

Temos as seguintes pastorais que dinamizam os trabalhos da Comunidade: Pastoral Litúrgica, Catequética, do Batismo, Social e do Dízimo.
A aquisição de bens e todos os trabalhos de manutenção são realizados de acordo com as prioridades e aprovação do Conselho Comunitário.

No ano de 2008 comemoramos os 30 anos de História da nossa Comunidade, quando tivemos no dia 11 de outubro (sábado), a Santa Missa às 17h, em Ação de Graças pelo seu Jubileu de Pérola.

 

Estamos no ano de 2011, são 32 anos de História, é motivo de júbilo saber que todas as atividades em nossa Comunidade são realizadas com muito amor, empenho, perseverança e dedicação, sendo de extrema importância a colaboração de todos, sob as orientações dos Padres Alexandre Matias da Silva e Alberto Luiz Gambarini.

 

Não poderia deixar de citar o saudoso Papa João Paulo II que, através de tão profundas palavras, me incentivou a escrever a História da nossa Comunidade: "Não temam responder generosamente ao chamado do Senhor. Deixem que sua fé brilhe no mundo, que suas ações mostrem seu compromisso com a mensagem salvadora do Evangelho".

 

Esta sinopse pretende dar oportunidade de conhecermos um pouco da nossa História. Conseqüentemente, continuaremos a amar aqueles que escreveram, escrevem e escreverão a nossa História.

 

Diretoria
Presidente: Cleusa Passarini – tel. 4668-2116 e 7602-7699
Tesoureiro: Célio da Silva – tel. 4666-7837
Secretária: Elvira Aparecida da Silva – tel. 4666-7837

 

Elvira Aparecida da Silva
Fevereiro / 2011