Jesus Cristo, Rei do Universo 2Sm 5,1-3
1Todas as tribos de Israel vieram ter com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Vê: não somos nós teus ossos e tua carne.
2Já antes, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. O Senhor te disse: ‘Es tu que apascentarás o meu povo e serás o chefe de Israel’.”
3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel ter com o rei em Hebron. Davi fez com eles um tratado diante do Senhor e eles ungiram-no rei de Israel.
Jesus Cristo, Rei do Universo Cl 1,12-20
12Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz. 13Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado, 14no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. 15Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação. 16Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele. 18Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. 19Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude 20e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus.
Jesus Cristo, Rei do Universo Sl 121,1-2.4-5
Resposta: “Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!”
1Que alegria quando me vieram dizer: “Vamos subir à casa do Senhor...”.*
2Eis que nossos pés se estacam diante de tuas portas, ó Jerusalém!
4Para lá sobem as tribos, as tribos do Senhor, segundo a Lei de Israel, para celebrar o nome do Senhor.
5Lá se acham os tronos de justiça, os assentos da casa de Davi.
Jesus Cristo, Rei do Universo Lc 23,35-43
35A multidão conservava-se lá e observava. Os príncipes dos sacerdotes escarneciam de Jesus, dizendo: “Salvou a outros, que se salve a si próprio, se é o Cristo, o escolhido de Deus!”.
36Do mesmo modo zombavam dele os soldados. Aproximavam-se dele, ofereciam-lhe vinagre e diziam:
37“Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo”.
38Por cima de sua cabeça pendia esta inscrição: “Este é o rei dos judeus”.
39Um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: “Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós!”.
40Mas o outro o repreendeu: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres no mesmo suplício?
41Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este não fez mal algum.”
42E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino!”.
43Jesus respondeu-lhe: “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso”.
Comentário:
Na Solenidade de Cristo Rei do Universo encontramos um convite urgente a reconhecer a profundidade do Reino de Jesus Cristo. No Evangelho vemos a multidão zombando Dele na cruz: “São Lucas 23,35: A multidão conservava-se lá e observava. Os príncipes dos sacerdotes escarneciam de Jesus, dizendo: ‘Salvou a outros, que se salve a si próprio, se é o Cristo, o escolhido de Deus!’”. E, no contraste, o ladrão arrependido declara: “São Lucas 23,42: Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino!”. E Jesus responde: “São Lucas 23,43: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso.”
Nesta verdade se revela a majestade de Cristo Rei. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “Cristo exerce a sua realeza atraindo a si todos os homens pela sua morte e ressurreição. Cristo, Rei e Senhor do universo, fez-Se o servo de todos” (CIC 786). Ele reina não como os reis do mundo, mas pelo serviço, pelo amor, pela entrega total: no madeiro Ele assume o peso do pecado humano para levantar a humanidade caída.
Hoje somos desafiados a render-lhe homenagem não apenas em palavras, mas em vida: permitir que Ele reine na nossa mente, nas nossas emoções, no corpo, na família e em tudo o que somos. Aquele que carregou a Cruz proclama o Reino de amor, misericórdia e justiça que se estende a toda criatura. Só ao reconhecê-Lo como Rei legítimo podemos viver a liberdade e a paz que Ele conquistou. Então proclamamos: Cristo Rei, somos Teus, entregamos-Te o nosso ser, para que o Teu Reino se realize em nós e através de nós.
Oração pessoal: Jesus Cristo, meu Rei e Salvador, reina sobre minha vida inteira. Conduze minhas decisões, meus passos e meu coração. Que eu viva para Te honrar e Te servir com amor. Amém!
Propósito do dia: Assumir hoje um gesto concreto que mostre a Cristo que Ele reina em minha vida. Pode ser um perdão, um ato de caridade ou o convite para alguém voltar à Igreja.
