30 Nov 2025

1ª Domingo do Advento Is 2,1-5

1Visão de Isaías, filho de Amós, acerca de Judá e Jerusalém.

2No fim dos tempos acontecerá que o monte da casa do Senhor estará colocado à frente das montanhas, e dominará as colinas. Para aí acorrerão todas as gentes,

3e os povos virão em multidão: “Vinde” – dirão eles –, “subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó: ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas”. Porque de Sião deve sair a Lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor.

4Ele será o juiz das nações, o governador de muitos povos. De suas espadas forjarão relhas de arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se arrastarão mais para a guerra.*

5Casa de Jacó, vinde, caminhemos à luz do Senhor.

1ª Domingo do Advento Rm 13,11-14a

11Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé.*

12A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.

13Com­por­temo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes.

14aAo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.

1ª Domingo do Advento Sl 121,1-2.4-5.6-7.8-9

Resposta: “Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!"

1Que alegria quando me vieram dizer: “Vamos subir à casa do Senhor...”.*

2Eis que nossos pés se estacam diante de tuas portas, ó Jerusalém!

4Para lá sobem as tribos, as tribos do Senhor, segundo a Lei de Israel, para celebrar o nome do Senhor.

5Lá se acham os tronos de justiça, os assentos da casa de Davi.

6Pedi, vós todos, a paz para Jerusalém, e vivam em segurança os que te amam.

7Reine a paz em teus muros, e a tranquilidade em teus palácios.

8Por amor de meus irmãos e de meus amigos, pedirei a paz para ti.

9Por amor da casa do Senhor, nosso Deus, pedirei para ti a felicidade.

1ª Domingo do Advento Mt 24,37-44

37Assim como foi nos tempos de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem.

38Nos dias que precederam o dilúvio, comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca.

39E os homens de nada sabiam, até o momento em que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será também na volta do Filho do Homem.

40Dois homens estarão no campo: um será tomado, o outro será deixado.

41Duas mulheres estarão moendo no mesmo moinho: uma será tomada e a outra será deixada.

42Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor.

43Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa.

44Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes.”

Comentário:

Hora de acordar

O Advento começa com um alerta cheio de amor. Jesus desperta o nosso coração para não vivermos desatentos, perdidos em tantas ocupações que nos afastam do essencial. Mt 24,37 traz este aviso: “Como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem.” Naquele tempo, todos viviam como se Deus não existisse, até que o momento decisivo chegou sem aviso. O Senhor não quer nos assustar, quer nos acordar. Mt 24,42: “Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o vosso Senhor.”

A vigilância que Jesus pede é amor em movimento. É viver com o coração desperto. É estar pronto para acolher a presença Dele hoje e esperar com alegria o Seu retorno. Não se trata de medo, mas de escolher cada dia o caminho da fé, da conversão, da caridade e da oração.
Jesus conhece as nossas distrações. Ele sabe que facilmente colocamos outras coisas no centro da vida. Por isso, Ele nos faz este apelo urgente e cheio de ternura: Mt 24,44: “Por isso, estai vós também preparados, porque, numa hora em que não pensais, o Filho do Homem virá.”

O tempo do Advento é um presente. Um novo começo para quem perdeu o rumo. Um recomeço para quem adormeceu na fé. A cada missa, a cada oração, o Senhor bate à porta e diz: deixa-Me reinar no teu coração. Agora é a hora.


Oração pessoal: Jesus, desperta meu coração. Tira de mim toda distração e instala o Teu Reino dentro de mim. Que eu viva hoje preparado para Te receber. Amém!


Propósito do dia: Separar um tempo especial de oração hoje, silenciando o coração e escolhendo uma mudança concreta para acolher Jesus neste Advento.