Encontro de Casais com Cristo

Sobre o ECC

O encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias, que procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo, tendo uma visão do que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

"A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja" (Orientações Pastorais sobre o Matrimônio – CNBB Doc.nº 12).

O ECC quer contribuir decisivamente para essa evangelização. Quer ser um instrumento importantíssimo dentro dessa dinâmica evangelizadora.

O ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO  teve SUA origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP, por iniciativa do Pe. Alfonso Pastore. Nasceu da inquietude de um sacerdote que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária. "Começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade" (Pe. Alfonso Pastore).

O ECC hoje é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em aproximadamente 150 (Arqui)Dioceses.

O ECC foi idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade.

1ª ETAPA (Paroquial) - É o momento evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais afastados da Igreja. Esta etapa visa, principalmente: despertar os casais para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, a partir dos valores humanos e cristãos do casamento, das graças do Sacramento do Matrimônio e da Espiritualidade Conjugal, Familiar e Apostólica; inspirar um maior relacionamento entre os cônjuges e demais membros da família; levar os casais da paróquia a atuar nos seus diversos setores, abrindo-lhes possibilidades de doação e, por meio do Pós-Encontro, dar-lhes motivação para se engajarem; criar a convivência fraterna nas paróquias como o grande apelo, a grande missão do ECC.

2ª ETAPA (Regional) - Esta etapa pretende levar o casal a refletir sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, para que ele viva plenamente a mensagem de Jesus Cristo; visa ainda a dar conhecimento aos casais dos Documentos da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora, mostrando, finalmente, o que é “ser Igreja no mundo de hoje”.

3ª ETAPA (Diocesana) - Esta etapa vai propor aos casais uma reflexão profunda, séria e adulta do homem que vive numa sociedade cheia de injustiças, de opressão, de miséria, de egoísmo, de dominação e de marginalização; leva os casais a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, e seu relacionamento com os outros homens, bem como as injustiças sociais que o impedem de ser “pessoa” e viver como cristão; preparar os filhos para a realidade do dia-a-dia, para o “ser” e não para o “ter”.

O ECC em Itapecerica da Serra

O jovem Pe. Alberto verificou a necessidade de realizar um trabalho voltado para a família de nossa paróquia, sob orientação do Pe. Luis e com a ajuda dos 5 casais que nesta época faziam parte do curso de noivos, implantaram o ECC em Itapecerica da Serra.

O primeiro encontro de nossa paróquia aconteceu em junho de 1988 na comunidade Maria Ward, contando com aproximadamente 30 casais.

A implantação do ECC em Itapecerica foi realizada em conjunto com os integrantes da Paróquia de Santa Tereza de Ávila que fica no Itaim, que deram todo o apoio necessário para a realização deste tão belo trabalho para as famílias de nossa paróquia.

Desde então o ECC, do agora, Santuário Mariano Diocesano de Nossa Senhora do Prazeres e Dívina Misericória, vem sendo realizado, estando atualmente no 41º encontro, onde aproximadamente 1200 casais de nossa paróquia participaram. O ECC do santuário participou intensamente na implantação em Juquitiba, Embu, São Lourenço e auxiliou também no Parque Paraiso.

O ECC é totalmente gratuito aos casais participantes, porém a dirigência do ECC juntamente com todos os casais da paróquia promovem alguns eventos para arrecadar fundos para custear estes encontros, sendo: as tradicionais ações entre amigos “bingo” do ECC e os jantares dancantes.
Dessa forma, o Encontro de Casais com Cristo está contribuindo para que as famílias se constituam em "Igrejas Domésticas", em "Formadoras de Pessoas", "Educadoras na Fé" e "Promotoras do Desenvolvimento", tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o "FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA".