Pastoral Servos

Encontro com Cristo - Ministério de Casais.
Nossa Paróquia sempre teve como uma de suas prioridades a família. O encontro de Casais com Cristo implamtado em 1988 veio despertar muitos casais que passaram a ter maior participação nos trabalhos da comunidade, buscando orientar e coonduzir os trabalhos em favor da família.
Padre Alberto incentivou o surgimento de uma equipe de dentro do ECC para dar continuidade aos casais encontreiros, levando-os a um profundamento de vida renovada na oração e testemunho cristão. Neste ano nascia uma equipe formada por 4 casais, que, sob a orientação de Padre Alberto e Irmã Lina, passaram a se reunir uma vez por semana para orar e estudar a Palavra. Inspirada na Comunidade Aliança de Campinas, surge a idéia da experiência de Oração para casais. No início eram 15 casais, atualmente contam com 12 que se reúnem para rezar, estudar a Palavra e planejar os trabalhos.
Uma vez por semana há a hora santa, onde reza-se o terço, a adoração do Santíssimo e a Santa comunhão. Os membros da equipe seguem regras, entre elas, a participação na missa dominical, oração pessoal, conjugal, familiar, oferta do dízimo, confdissão e obediência ao pastor Padre Alberto.
Esta equipe já conta com 10 anos en sua atual formação, e hoje,vem representando sua missão, trazendo os vasos sagrados.
São eles: nicanor e Marlene, Valdir e Maria, Francisco e Lia, Cláudio e Sonia, José Enéas e Ana, Ângelo e Rosangela, José Amâncio e Terezinha, José Bafo e Cida, Geraldo e Cindeia, Janda e Nena, Tarcisio e Regina, Nelson e Eliane.

___________________________________________________

 Pastoral Vicentino

Atua na Paróquia há 78 anos, sempre obediente à igreja. Tem como principal objetivo, a caridade, trabalhando junto aos mais necessitados, visitando-os semanalmente e levando alimento material e espiritual.
O movimento conta hoje com 13 menbros que se reúnem semanalmente para rezar e planejar ações.

___________________________________________________

 Pastoral Apostolado da Oração

Formado em 1874 continua até hoje com ardor missionário, intercedendo pelas vocações sacerdatais, pastorais e celebrações sob o olhar carinhoso da Mãe e da S.S. Trindade.
Conta com a direção espiritual do Padre Alexandre e Sem. Gilberto.

___________________________________________________

 Pastoral Capela de Nossa Senhora dos Prazeres

A História da fundação da Paróquia N. Sra. dos Prazeres e da cidade de Itapecerica da Serra tem uma origem. Tudo começou entre os séculos XVI e XVII. Neste período chegaram os Padres Jesuítas com o desejo de evangelizar os índios desta região, trazendo uma imagem da Virgem Maria.
Neste sentido todo 1º sábado de cada mês há a meditação do terço, com a benção do S. Sacramento. Maria, a mãe peregrina visita diariamente os lares.
Maria é a estrela da evangelização, modelo de espiritualidade e vida.

___________________________________________________

 Pastoral Curso de Noivos

O inicio do curso em nossa Paróquia foi em Março de 1967 até 1981. Em 1982 com a reforma da igreja, teve inicio uma nova faze do curso com a direção espiritual do Padre Alberto.
Na 1ª reunião compareceram 6 casais que deram inicio ao ECC.
Nos dias de hoje é coordenado por Nelson e Eliane.
Nestes 28 anos passaram pelo curso uma média 1.700 casais. Atualmente o curso é realizado no centro assistencial Imaculado Coração de Maria, sendo iniciado no sábado as 17hs com a Missa, continuando no domingo das 8hs as 17hs.
Os temas são: Sacramento Matrimonial, Dialogo, Amor Conjugal, Sexo, Saúde e Filhos.

___________________________________________________

 Pastoral da Juventude

 

A Pastoral da Juventude nasceu dos trabalhos realizados direcionados aos jovens do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, com a proposta de oferecer ao jovem uma oportunidade de aproximar-se de Deus e envolver-se com os trabalhos da paróquia, abrindo as portas para este público que tanto merece nossa atenção e cuidado nos dias atuais.

Avaliando um contexto de família, sabemos que hoje em dia os jovens são os membros mais expostos aos prazeres do mundo e estão inseridos no plano de consumos desordenados, vícios, dependência química, marginalidade, desrespeito humano porque muitos conceitos de cidadania e de relacionamentos humanos estão muito deturpados. Neste momento da vida, o jovem que está aberto a todas as possibilidades, cheio de disposição e vitalidade, querendo viver novas experiências que garantam seu espaço de reconhecimento dentro da sociedade, é entregue diariamente aos atrativos do mundo moderno, com comodidades e prazeres passageiros e envolventes que muitas vezes são pagos com o valor da própria vida.

Aliado aos outros trabalhos pastorais direcionados ao resgate e formação da valorização da família e do ser humano, como o ECC, o TLC, Crisma, Experiência de Oração, entre outros, a Pastoral da Juventude abrange, dentro do contexto jovem o canal de abertura de todos estes movimentos para a comunidade.

Traduzido no resultado pastoral de todos estes movimentos que acontece na paróquia há alguns anos e o testemunho de pessoas que estão envolvidas com o meio jovem, temos realizado um trabalho atuante dentro da paróquia desde o ano de 2008, com a formação da Pastoral da Juventude, promovendo encontros, formações, retiros, grupos de oração, atividades de entretenimento, espiritualidade, com o objetivo de atrair o jovem chamado a viver na presença de Deus e encontrar dentro da igreja o respaldo para conduzir sua vida longe das ameaças de destruição com as quais convivemos.

A seguir apresentamos alguns trabalhos e movimentos que fazem parte da Pastoral:

•Semanalmente acontece no Santuário o grupo de Intercessão dos Jovens, no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, onde os jovens se reúnem para um momento de partilha, oração e espiritualidade;
 

•Todo 4º sábado do mês acontece os encontros das Noites PHN (Por Hoje Não!) no salão paroquial, onde o jovem tem a oportunidade de participar de formações, entretenimento, partilhas, estimular novas amizades, músicas e momentos de oração com Jesus Sacramentado, numa forma de descobrir maneiras de enfrentar as dificuldades da vida de jovem, partilhando da experiência da busca pela santidade e conversão, numa proposta de ir ao encontro do jovem que precisa de auxilio. Muitos jovens têm participado e testemunhado os frutos destes encontros como oportunidades de resgate e conversão de vida;
•Mensalmente acontecem também os grupos de oração nas casas dos jovens que têm participado dos encontros, onde a vivência da espiritualidade dos jovens dentro da igreja é levada dentro das casas e das famílias como testemunho de conversão e anúncio da Palavra de Deus na comunidade;
 

•Temos 02 retiros anuais de formação para os jovens da paróquia Santuário, 01 encontro de namorados, 01 retiro para coordenadores, vigílias e as “Semanas Jovens”, encontros voltados para a formação dos jovens com palestras, momentos de oração, partilha da palavra, trazendo dentro da realidade cristã os assuntos da atualidade e todos os problemas que fazem parte da vida da juventude, como drogas, sexualidade, valores familiares, formação espiritual, prática dos dons espirituais.
Periodicamente são organizados eventos de entretenimento, como as festas temáticas, bailes, torneios esportivos, passeios, que geralmente encerram os períodos de férias escolares e datas comemorativas do calendário anual. Todos estes eventos são promovidos com a finalidade de estimular o convívio dos jovens com outros jovens em ambientes familiares de sadios relacionamentos com diversão, alegria, movimento, inserindo nestes momentos o anúncio da presença de Jesus na vida do jovem. Estes eventos que são sempre abertos à comunidade expõem a realidade da juventude cristã frente aos desafios de atrair os jovens que ainda não viveram a experiência do amor de Deus de uma maneira nova, atraídos desta forma por momentos de descontração que aproximam e congregam vidas e experiências.

___________________________________________________

 Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus


SANTUÁRIO MARIANO DIOCESANO NOSSA SENHORA DOS PRAZERES E DIVINA MISERICÓRDIA

História do Apostolado da Oração: Nasceu em Vals na França, no Seminário de Filosofia e Teologia dos jesuitas em 1844. Os alunos estavam ansiosos em fazer apostolado, que consistia na veneração do sagrado coração de Jesus, então foram orientados pelo diretor espiritual Padre Francisco Xavier Gautrel; e a partir deste desejo organizou-se o Apostolado da Oração, que passou a interceder também pelos padres missionários em todo o mundo.
O Padre Bartolomeu Taddei depois de consagrado foi enviado em missão para o Brasil, mais especificamente para São Paulo, na cidade de Itu, para o Colégio São Luiz. E em 1º de outubro de 1871 foi organizado o Apostolado da Oração em Itu.

No ano de 1874 vem para a nossa Paróquia em Itapecerica da Serra e região.
,br> Em 1924 o cardeal Leme afirmou que:  “O renascimento espiritual do Brasil é obra do Apostolado da Oração”.

Na Paróquia - Santuário Nossa Senhora dos Prazeres os membros do Apostalado da Oração dedicam-se em vários trabalhos, nas pastorais vocacionais e dos enfermos, adoração perpétua do Santissimo Sacramento, ministros extraordinários da comunhão, grupo da palavra, visita da capelinha de Nossa Senhora dos Prazeres, zelo pelo templo, e na área social colaboram com as campanhas, quermesses, louvores e retiros.

Há uma organização bem estruturada, com coordenador geral, delegado mundial, secretário nacional, coordenador provincial, diretor diocesano, diretor paroquial, diretoria com presidente e vice-presidente, secretária e vice-secretária, tesoureiro e vice-tesoureiro.

Os membros são ativos, fervorosos na vida espiritual, eucaristica e apostólica, existe o oferecimento diário para levar a Boa Nova do Reino de Deus em todos os lugares, sempre testemunhando a veneração do Coração de Cristo como símbolo de seu Amor.

O Apostolado da Oração pretende conseguir a santificação do mundo mediante esta devoção, conta com milhões de associados espalhados por todo o mundo.
Formado na nossa Paróquia em 1874, conta com uma equipe de 80 pessoas que continua até hoje com ardor missionário, intercedendo pelas vocações sacerdotais, pastorais e celebrações, sempre sob o olhar carinhoso da Mãe Nossa Senhora dos Prazeres e da Santíssima Trindade.

Coordenadora Diocesana e Paroquial: Cleusa Passarini Alves – Telefone: 4668-2116.

___________________________________________________

 Catequese de Primeira Iniciação


Coordenadoras: Geni e Ionice
Vice-Coordenadora: Maria Clemente
Tel.: 4666-5201 / 4668-1880

Horário da Catequese no Santuário:

Terça-feira: 18h30min
Sábado: 08h00min e as 09h30min
Domingo: 10h00min
Sábado: 09h30min Pré-catequese

A catequese com crianças tem uma longa tradição na Igreja.
A equipe de catequista é composta por 52 catequistas, sendo 18 da Matriz e 34 são das comunidades que pertencem ao Santuário.
A catequese conta, no total, com 500 crianças de 9 a 13 anos de idade; sendo 250 da Matriz e 250 das comunidades.
Contamos com quatro salas disponíveis para os encontros de catequese.

Quanto a formação dos catequistas:

  • Reunião para Coordenadores Diocesanos, todo último sábado do mês.
  • Reunião para Coordenadores da Forania, toda primeira quarta-feira de cada mês, onde acontece num rodízio entre as oito Paróquias.
  • Reunião Paroquial de Catequistas: Feita pelos Padres do Santuário todo último sábado do mês. Após a Formação, são passadas todas as informações da Diocese e da Forania, pela Coordenação Paroquial.
  • Todo ano acontece dois Encontros de Retiro Espiritual e dois Encontros de Formação, em nível de Forania.
  • Os Coordenadores da Paróquia e Comunidade também participam de um Retiro Espiritual por ano, em nível de Diocese.
  • Para que uma pessoa possa ser catequista, ela deve, além de participar desses encontros; acompanhar durante dois anos outra catequista nos encontros semanal com as crianças. Só assim ela poderá assumir uma turma de catequizando.
  • Cada catequista, ao iniciar uma nova turma, adota um auxiliar; sendo esse auxiliar, um perseverante da catequese da Eucaristia.
  • É necessário também que o futuro catequista, tenha responsabilidade e um bom comportamento.
  • Deve participar da Missa dominical, sempre.
  • Fazer visita semanal ao Santíssimo Sacramento.
  • Ser batizado e crismado.
  • Estar em dia com os sacramentos da Reconciliação e Eucaristia.
  • Deve saber e aceitar trabalhar em equipe e junto ao seu Pároco.
  • Ter paciência e amor para com as crianças.
  • Ter tempo disponível para os encontros e quando solicitado.
  • Ser uma pessoa de oração.

Material usado na catequese:

  • Bíblia
  • Livro do Catequista: Fé, vida e comunidade
  • Livro do Catequizando: Fé, vida e comunidade – 1ª e 2ª etapas
  • Outros materiais, de acordo com a criatividade do catequista: vídeos, fantoches, flanelógrafo, biombo, livrinhos de histórias,...

 

Atividades:

Preparação do material para Exposição Bíblico catequética que acontece em Outubro
Passeio com as crianças

 

Para a inscrição  da Catequese é necessário:

  • Ter nove anos ou completar no decorrer do ano
  • Trazer a Xerox da Certidão de Batismo (caso não seja batizada, a criança receberá o Batismo um mês antes de receber o sacramento da Eucaristia).
  • A presença dos pais, pois a inscrição só é feita pelos pais ou responsável legal da criança.
  • No ato da inscrição, o responsável assina um documento autorizando a criança a receber a formação e comprometendo-se ao mesmo tempo a participar da formação e comparecendo nas reuniões marcadas ou quando for necessária sua presença.
  • Duração do curso: Dois anos
  • Durante o período de formação, a criança não poderá ter mais que 25% de faltas.
  • Durante o tempo de dois anos na catequese, a criança participa de todos os eventos realizados na Paróquia.
  • No final do curso, acontece o Retiro da Primeira Eucaristia da criança. As crianças são acolhidas pelos catequistas, rezam, fazem adoração, brincam, recebem a visita do Padre e fazem sua primeira Confissão, num clima de oração e bem descontraído para que as crianças fiquem bem à vontade. Almoçam, rezam o terço, ensaiam cantos, participam de gincana bíblica e dão testemunhos.
  • As 15h00min h. acontece o grande e emocionante encontro com os pais: um momento marcante para a família. As crianças são apresentadas a comunidade e depois acontece a grande confraternização.
  • No domingo seguinte, acontece a tão esperada Missa. É celebrada então uma Missa especial as 15h00min horas.

Sonho já em projeto:

Catequista ir de encontro com as crianças de famílias afastadas da Igreja Reunião mensal com os pais.

Exposição Bíblica catequética, e outros