28 Dex 2025
Santos Inocentes, mártires (séc I)
Imagem do santo do dia

É preciosa e substancial a poesia que o Ofício de Leituras de hoje traz como Hino litúrgico. Dá o resumo desta festa, com os seus tons e matizes: "Ouve, ansioso e perturbado, o rei tirano que nasceu em Belém o Rei dos reis, aquele que vem mudar todas as leis, e afastar (do mal) o coração humano. Com a notícia exclamou, louco de raiva: "Se este pequeno viver, serei deposto. Ministro, empunha o sabre, vai rápido. Banha os berços com o sangue. Que aproveita delito tão estranho? De que servem a Herodes as suas maldades? São exemplo de tantas crueldades, em que.o homem se cega fazendo mal. Jesus, tu que escapaste da sua espada, ajuda aqueles que hoje não podem fugir; não deixes que os homens hoje fiquem parados, submergidos em violência sem piedade. Sabes, Senhor, que Herodes ainda reina no coração dos homens; converte, Cristo, esta minha violência em pacífica semente do teu amor".

Os Magos vão ter com Herodes a pedir-lhe informações sobre o recém nascido Rei dos Judeus. São Mateus conta-nos, com grande riqueza de pormenores, este acontecimento. Os Santos Padres cantaram nas suas belas homilias este grito que, como o que Raquel deu em Ramá, "foi um pranto e grande lamento, chorando as mães os seus filhos, sem querer ser consoladas, porque já não existem". Assim o cantou Jeremias sete séculos antes que acontecesse. Eles são "inocentes" e morrem pelo Grande Inocente, por aquele que vem "tirar os pecados do mundo".

O Bispo de Hipona, Santo Agostinho, cantou assim estes Meninos Inocentes: "A inocência alcança a felicidade de morrer pela justiça. Estes Meninos Inocentes são as flores dos mártires e as primeiras coroas da Igreja Católica, que o ardor da mais violenta paixão fez brotar no inverno da infidelidade e arrastou o furacão da perseguição."

E São Pedro Crisólogo dirige-se a eles, felicitando-os: "Fostes batizados com o vosso sangue, como vossas mães o foram com as suas lágrimas derramadas pelo vosso martírio. Vós sois os verdadeiros mártires da graça, que confessastes a fé sem falar, e que morrestes e triunfastes sem conhecer o premio nem o mérito da vossa vitória! Só a inocência, só os corações puros, puderam merecer esta distinção!"

O nosso poeta Prudêncio cantou já na antiguidade: "Felizes sois, primícias dos mártires, a quem o perseguidor de Cristo arrebatou no umbral mesmo da vida, como a tempestade arrebata os botões dos roseirais! Vós sois as primeiras vítimas de Cristo, terno rebanho de inocentes; diante do mesmo altar do Cordeiro brinca is ingênuos com as vossas palmas e coroas...

O Bispo São Quodvultdeus comenta a festa de hoje: "Herodes, matas o corpo dos meninos, porque o temor te matou a ti o coração. Julgas que se conseguires o teu propósito, poderás viver muito tempo, quando precisamente queres matar a mesma Vida. Mas Aquele, fonte de graça, pequeno e grande, que jaz no presépio, aterroriza o teu trono; age por meio de ti, que ignoras os seus desígnios e liberta as almas do cativeiro do demônio... Os meninos, sem o saberem, morrem por Cristo... Oh, grande dom, da graça! De quem são os merecimentos para que assim triunfem os meninos? Ainda não falam e já confessam a Cristo. Ainda não podem travar batalha valendo-se dos seus próprios membros, e já conseguem a palma da vitória".

Intercedei por todos os que cobardemente abandonam a fé. Fazei que esta cresça cada vez mais no mundo!

Oração dos santos inocentes

Deus todo poderoso, Centenas de santos inocentes foram massacrados em belém, Por ordem do rei herodes Quando Jesus nasceu.

Em sua memória Recebei nos braços de vossa graça, Todas as vítimas inocentes de todos os abusos; frustrai com vosso poder os maus desígnios dos tiranos E estabelecei vosso reino de justiça, Amor e paz.

Por Jesus cristo nosso senhor, Que convosco vive e reina Com o espírito santo, Deus uno agora e para sempre.

Amém

Santos inocentes , orai por nós!