4° Semana do Advento Ml 3,1-4.23-24
1“Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu Templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem – diz o Senhor dos exércitos.*
2Quem estará seguro no dia de sua vinda? Quem poderá resistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros.
3Ele se sentará para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então, eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm.
4E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora.
23Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor,
24e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei mais de interdito a terra.”*
4° Semana do Advento Sl 24,4-5ab.8-9.10 e 14
Resposta: “Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!”
4Senhor, mostrai-me os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.
5abDirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus de minha salvação.
8O Senhor é bom e reto, por isso reconduz os extraviados ao caminho reto.
9Dirige os humildes na justiça, e lhes ensina a sua via.
10Todos os caminhos do Senhor são graça e fidelidade, para aqueles que guardam sua aliança e seus preceitos.
14O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança
4° Semana do Advento Lc 1,57-66
57Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho.
58Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela.
59No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias.
60Mas sua mãe interveio: “Não” – disse ela – “ele se chamará João.”
61Replicaram-lhe: “Não há ninguém na tua família que se chame por este nome”.
62E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse.
63Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: “João é o seu nome”. Todos ficaram pasmados.
64E logo se lhe abriu a boca e soltou-se sua língua e ele falou, bendizendo a Deus.
65O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judeia.
66Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: “Que será este menino?”. Porque a mão do Senhor estava com ele.
Comentário:
O seu nome é João — Significa «Javé é favorável», «Javé tem piedade». Os pais de João, Zacarias e Isabel, foram instrumentos escolhidos pela piedade de Deus para a realização do projeto da salvação. Eram de idade avançada, instrumentos limitados, mas que Deus olhou e preferiu. Onde Deus entra leva consigo exceções, reveste-se de mistério, que confunde a lógica das nossas razões e sentidos. A fé e a humildade prepararam Zacarias e Isabel para colaboradores da obra de Deus. Como Isabel que se oculta, e Zacarias que emudece, façamo-nos nós também presença muda, adorando o mistério, que nos interroga e deslumbra.
Também Deus nos escolheu a nós, instrumentos pobres e humildes, para manifestar as riquezas da sua graça. Ele não precisa das nossas virtudes para fazer em nós e por nós maravilhas. Só precisa que a sua vontade se faça. Deixar fazer é a minha parte na história. Quando eu fizer a vontade de Deus, solta-se-me a língua, como a Zacarias, e começarei a falar, bendizendo a Deus. A minha linguagem de criatura e filho de Deus é louvar e bendizer, dar graças e adorar. Se a vontade de Deus for tudo em mim, saberei falar e direi bem.
Também eu sou «Javé-tem-piedade». Em mim se manifesta ao vivo a piedade de Deus, que me envolve em faixas e preferências de amor. «Chamei-te pelo teu nome; tu és meu» (Is 43,1). Filho é o nome que Deus me pôs, o nome que gostamos de dar àqueles que amamos. No amor que tivermos nos geramos uns aos outros. «Quem virá a ser este menino?» O que Deus quiser e eu deixar.
Chamei-te pelo teu nome, Pai, Tu és meu!
