3ª Semana do Advento Jz 13,2-7.24-25a
2Ora, havia em Saraá um homem da família dos danitas, chamado Manué. Sua mulher, sendo estéril, não tinha ainda gerado filhos.
3O anjo do Senhor apareceu a essa mulher e disse-lhe: “Tu és estéril, e nunca tiveste filhos, mas conceberás e darás à luz um filho.
4Toma, pois, muito cuidado de não beber doravante nem vinho, nem bebida forte. Não comas coisa alguma impura, porque vais conceber e dar à luz um filho.
5A navalha não tocará a sua cabeça, porque esse menino será nazareno de Deus desde o seio de sua mãe. Será ele quem livrará Israel da mão dos filisteus”.*
6A mulher foi ter com o seu marido: “Apresentou-se a mim um homem de Deus – disse ela – que tinha o aspecto de um anjo de Deus, em extremo terrível. Não lhe perguntei de onde era, nem ele me deu o seu nome,
7mas disse-me: ‘Vais conceber e dar à luz um filho; não bebas, pois, nem vinho nem bebida forte e não comas coisa alguma impura, porque esse menino será nazareno desde o seio de sua mãe até o dia de sua morte’.”
24Ela deu à luz um filho e pôs-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor o abençoou.
25aE o Espírito do Senhor começou a incitá-lo, em Maané-Dã.
3ª Semana do Advento Sl 70,3-4a.5-6ab.16-17
Resposta: “Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.”
3Sede-me uma rocha protetora, uma cidadela forte para me abrigar: e vós me salvareis, porque sois meu rochedo e minha fortaleza.
4aMeu Deus, livrai-me das mãos do iníquo,
5porque vós sois, ó meu Deus, minha esperança. Senhor, desde a juventude vós sois minha confiança.
6abEm vós eu me apoiei desde que nasci, desde o seio materno sois meu protetor.
16Os portentos de Deus eu narrarei, só a vossa justiça hei de proclamar, Senhor.
17Vós me tendes instruído, ó Deus, desde minha juventude, e até hoje publico as vossas maravilhas.
3ª Semana do Advento Lc 1,5-25
5Nos tempos de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel.
6Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
7Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada.
8Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe,
9coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume.
10Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume.
11Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume.*
12Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o.
13Mas o anjo disse-lhe: “Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho, e tu o chamarás João.
14Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento;
15porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem licor, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo;
16ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus,
17e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto”.
18Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disso? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada”.
19O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova.
20Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo”.
21No entanto, o povo estava esperando Zacarias; e admirava-se de que ele se demorasse tanto tempo no santuário.
22Ao sair, não lhes podia falar, e compreenderam que tivera no santuário uma visão. Ele lhes explicava isto por acenos; e permaneceu mudo.
23Decorridos os dias do seu ministério, retirou-se para sua casa.
24Algum tempo depois Isabel, sua mulher, concebeu; e por cinco meses se ocultava, dizendo:
25“Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens”.
Comentário:
Irá à frente — Deus prepara de longe o grande acontecimento. Por caminhos e meios inesperados vem realizar a salvação do mundo prometida ao homem. Os imprevistos dos homens são as previsões de Deus, traçando rumos à vida. No contato com Deus, emudecem as nossas razões e critérios, calam-se conveniências e previsões. A resposta da fé é o silêncio mudo de Zacarias, que aceita e adora o mistério impensável.
É Deus que toma a iniciativa de escolher os seus instrumentos, para deles dispor como lhe apraz, à hora que Ele entende. As suas escolhas surpreendem e desconcertam. É na fé que tudo se cumpre e tem sentido pleno. Vai à frente a abrir caminho, precursora de mistérios e maravilhas de Deus. João quer dizer «Javé é favorável». Será cheio do Espírito Santo, que o favorece e enche para a sua missão, e cuja sombra paira sobre o mistério, cobrindo e preparando tudo.
Também eu fui chamado por Deus para um projeto de encarnar, designado com um nome novo. Tudo me acontece na vida «à hora do incenso», na hora do louvor e adoração, subindo ao alto. No interior do meu santuário, Deus me fala de imprevisto, a toda a hora. Tenho cada vez mais devoção aos imprevistos, onde Deus me sai ao encontro a corrigir os meus projetos, tirando deles o que sobra e pondo lá o que falta. Perante Deus que me aparece de surpresa, só tenho de ficar mudo, espectador de maravilhas, porque sou uma criança e não sei falar (Jr 1,6).
Ó Deus das Surpresas, eu te adoro!
