28 Out 2026

São Simão e São Judas Tadeu Ef 2,19-22

19Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,*

20edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus.*

21É nele que todo edifício, harmo­nicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor.

22É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus.

São Simão e São Judas Tadeu Sl 18,2-3.4-5

Resposta: “Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.”

2Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos.

3O dia ao outro transmite essa mensagem, e uma noite à outra a repete.

4Não é uma língua nem são palavras, cujo sentido não se perceba,

5porque por toda a terra se espalha o seu ruído, e até os confins do mundo a sua voz; aí armou Deus para o sol uma tenda.*

São Simão e São Judas Tadeu Lc 6,12-19

12Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus.

13Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos:

14Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Barto­lomeu,

15Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador;

16Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor. Multidão de discípulos

17Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judeia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e serem curadas de suas en­fermidades.

18E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres.

19Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos.

Comentário:

Pouco sabemos destes Apóstolos. Sabemos os seus nomes, que figuram entre os Doze, que Jesus chamou para andarem com Ele e os enviar a pregar. Encimam a lista daqueles «soldados desconhecidos» dos homens, que têm o nome gravado na construção e edifício do Reino. São Simão era chamado «zelote», que quer dizer apaixonado, violento. Por sua adesão a este grupo de judeus piedosos e radicais, estava talhado para ser um seguidor apaixonado de Cristo. O Reino dos céus é dos violentos (Mt 11,12). Para certas horas do Reino, violentos precisam-se.

São Judas tinha o sobrenome de Tadeu, «homem de juízo», «prudente». Ardia em desejos de que Cristo de manifestasse ao mundo (Jo 14,22-23). A resposta do Senhor lhe fez compreender que é na escuta e aceitação da palavra que Cristo se manifesta e faz em nós sua morada. Na sua carta apostólica, «cheia de força e graça do céu» (Orígenes), São Judas desmascara os falsos doutores e os falsos «espirituais». Tem palavras duras contra os que introduzem na comunidade divisões e discórdias, e contra os que se deixam arrastar pela impiedade, negando que Jesus Cristo é o Senhor. Com a força da sua palavra, São Judas Tadeu alerta os cristãos para que a eficácia do mistério de Cristo se não corrompa.

Senhor, «manifesta-te» a nós para te manifestarmos ao mundo (Jo 14,22)!