01 Nov 2025

Solenidade de Todos os Santos Ap 7,2-4.9-14

2Vi ainda outro anjo subir do Oriente; trazia o selo de Deus vivo, e pôs-se a clamar com voz retumbante aos quatro Anjos, aos quais fora dado danificar a terra e o mar, dizendo:

3“Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado os servos de nosso Deus em suas frontes”.*

4Ouvi então o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel;*

9Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão,*

10e bradavam em alta voz: “A salvação é obra de nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro”.

11E todos os Anjos estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Animais; prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus, dizendo:

12“Amém, louvor, glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força ao nosso Deus pelos séculos dos séculos! Amém”.

13Então, um dos Anciãos falou comigo e perguntou-me: “Esses, que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm?”.

14Respondi-lhe: “Meu Senhor, tu o sabes”. E ele me disse: “Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.

Todos os Santos 1Jo 3,1-3

1Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

2Caríssimos, desde agora somos fi­lhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isso se manifestar, sere­mos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é.*

3E todo aquele que nele tem essa esperança torna-se puro, como ele é puro.

Solenidade de Todos os Santos Sl 23,1-2.3-4ab.5-6

Resposta: “É assim a geração dos que procuram o Senhor!”

2pois ele mesmo a assentou sobre as águas do mar e sobre as águas dos rios a consolidou.

3Quem será digno de subir ao monte do Senhor? Ou de permanecer no seu lugar santo?

4O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades nem perjura para enganar seu próximo.

5Este terá a bênção do Senhor, e a recompensa de Deus, seu Salvador.

6Tal é a geração dos que o procuram, dos que buscam a face do Deus de Jacó.

Solenidade de Todos os Santos Mt 5,1-12a

1Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.

2Então, abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:

3“Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus!

4Bem-aventurados os que cho­ram, porque serão consolados!

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão miseri­córdia!

8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!

9Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!

10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!

11Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.

12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

Comentário:

Chamados à santidade

As bem-aventuranças revelam o retrato do coração de Jesus e o caminho para todo aquele que deseja ser santo. Quando Ele proclama “Bem-aventurados os pobres de espírito”, está mostrando que a santidade começa na humildade, na dependência total de Deus. O mundo exalta o sucesso e o poder, mas Jesus proclama felizes os que choram, os mansos, os misericordiosos, os puros de coração. Essa é a lógica do Reino, onde a verdadeira grandeza se manifesta na entrega e no amor.

Os santos entenderam esse segredo. Não nasceram perfeitos, mas deixaram o Espírito Santo moldar neles o rosto de Cristo. O que os uniu foi a certeza de que a felicidade não está nas posses, e sim na presença de Deus. As bem-aventuranças são o DNA da santidade, o mapa da alma que deseja o Céu.

Ser santo não é privilégio de poucos, é vocação de todos. O Espírito Santo quer agir em cada um de nós para transformar fraquezas em força, medo em confiança, e dor em caminho de amor. A santidade é possível quando deixamos Deus ser o centro da nossa vida.


Oração pessoal: Senhor Jesus, quero viver as bem-aventuranças como caminho de santidade. Dá-me um coração humilde, puro e misericordioso. Ensina-me a amar como Tu amas, a perdoar como Tu perdoas e a buscar o Céu em tudo que eu fizer. Que o Teu Espírito me transforme cada dia mais na Tua imagem. Amém!