Padre Alexandre

Padre Alexandre nasceu no dia 27/09/1978, no Hospital Moderno, em Santo Amaro, São Paulo. Seus pais são Ademir da Silva e Maria de Lourdes Matias da Silva. Teve uma infância muito tranquila, foi educado em um lar católico, harmonioso e com princípios cristãos. Foi batizado em 12/11/1978 na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, pelo então diácono Alberto Luiz Gambarini. Vale destacar que cresceu praticamente dentro da sacristia da Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Potuverá. Aos 6 (seis) anos já era coroinha, ajudava a sua avó materna Maria do Amaral Matias, senhora piedosa e carinhosa a limpar e cuidar da Igreja; também em sua companhia rezava o terço diariamente, diante da Capela do Santíssimo e participava da catequese. Tudo isso foi lhe cultivando e criando o desejo de ser padre.

No ano de 1996 ingressou no Seminário Propedêutico São Pedro e São Paulo. Concluiu o Propedêutico em 12/12/1996 e neste mesmo dia em uma missa solene entregou o pedido ao Bispo Dom Emílio Pignoli para ser admitido e entrar no Seminário Maior.

Iniciou o Seminário Maior e a Faculdade de Filosofia. Em maio de 1999 recebeu o convite por parte de Dom Emílio para estudar na Europa, Itália. Em julho, após muita oração e reflexão, respeitando o pedido do Bispo e vendo a necessidade da Diocese aceitou o convite. Cursou Teologia por três anos. Na Itália permaneceu por cinco anos.

Após uma semana de retiro na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, depois de muita oração e reflexão fez o seu pedido para receber o 1º Grau do Sacramento da Ordem, o Diaconato; tendo recebido este sacramento em 25/01/2003 durante a Festa de São Pedro e São Paulo, na Cerimônia que foi realizada na Capela do Seminário Maria Mater Ecclesiae. Logo após ter concluído a Teologia foi aprovado no Exame Universa e em 2003 iniciou o Mestrado em Teologia Dogmática.

Concluído o primeiro ano de Mestrado, retornou ao Brasil em junho de 2003. E no dia 15/08/2003 foi ordenado sacerdote na Catedral Sagrada Família, no Campo Limpo, São Paulo. Após ter sido ordenado o Padre Alexandre voltou para Roma no dia 21 de agosto de 2003. Concluído o Mestrado retornou ao Brasil em 12/06/2004.

Como sacerdote assumiu na Diocese de Campo Limpo o trabalho no Seminário Diaconal Sagrada Família, na qualidade de vice-reitor dos diáconos. Neste mesmo período assumiu também a Paróquia Santo Antonio, no bairro dos Barnabés, onde trabalhou por (5) cinco meses como administrador paroquial. No dia 12 de março de 2005 assumiu na Diocese do Campo Limpo um novo trabalho pastoral em uma nova paróquia na qualidade de vigário paroquial na Paróquia – Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, e também assumiu o Seminário de Teologia São José como reitor, realizando um trabalho de formação de novos padres da Diocese. Além de ministrar os sacramentos, atender a Igreja Matriz e suas Comunidades está sempre próximo do povo, se esforçando para atender naquilo que for necessário, aprendendo muito sobre cada realidade, cada cultura, orientando e participando de cada atividade. Caminhada que retrata e confirma o desejo vocacional da sua infância, adolescência e juventude, com a maturidade da vida adulta, o chamado de Cristo, o seu Sim, o alicerce familiar, todo conhecimento adquirido, pessoas que contribuíram para a sua formação, o propósito de Deus em sua vida, força e oração para cumprir o que o Senhor quer de ti, ser um padre do povo, para atender o povo.