Nossa Senhora dos Prazeres


A devoção à Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres, é muito antiga e teve sua origem em Portugal. A mãe de Jesus foi assim chamada para recordar as suas sete alegrias aqui na terra junto de Seu Filho, Jesus. Essas ale­grias foram reveladas por Nossa Senhora a um frade franciscano que tinha o costume de oferecer-lhe uma linda coroa de flores. Estas são as maiores alegrias da mãezinha do céu: anunciação do anjo, visita à sua prima Isabel, nascimento de Jesus, encontro com o menino no Templo, ressurreição de Jesus, vinda do Espírito Santo e sua Assunção e coroação como Rainha do céu.

 

 

A aparição em Lisboa

 

 

O culto a Nossa Senhora dos Prazeres ganhou grande impulso principalmente depois de sua aparição no século XVI. Aconteceu durante uma terrível peste que matava a população de Lisboa, Portugal. 

 

 

A bondade de Deus manifestou-se por meio da Virgem Maria, que apareceu em uma fonte e deu aquela água a graça para curar os doentes. Daí nas­:eu o costume de pedir a bênção para a água com a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres e levá-la aos enfermos. 

 

 

Nesse mesmo tempo, a rainha do céu aparece a urna menina pedindo a construção de uma igreja, para ser venerada pelo povo com o título de Nossa Senhora dos Prazeres. Por meio desse pedido, queria indicar o sentimento que jamais deve faltar no coração dos filhos de Deus: Alegria. 

 

 

Tudo foi feito de acordo com o pedido da mãe de : Jesus e logo as graças começaram a acontecer. 

 

 

A História Maravilhosa do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres 

 

 

A história da fundação da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres e da cidade de Itapecerica da Serra tem uma mesma origem. Tudo começou no ano de 1689. Nesta data chegaram os padres jesuítas com o desejo de anunciar o evangelho aos índios da região. Para realizar esta missão trazem também uma imagem da Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres. 

 

 

* A Origem sobrenatural da Igreja Matriz e da Cidade 

 

 

Contam os antigos que a vontade dos padres era construir uma capela e o aldeamento em uma área plana, próxima do lugar onde hoje esta a Igreja Matriz. E assim levaram para o local a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres. 

 

 

O céu estava preparando uma surpresa. A imagem da Virgem não permanecia no lugar planejado, mas aparecia em cima de um monte onde estava localizado um cemitério indígena. Os fatos se repetiram diversas vezes, e os padres entenderam onde Nossa Senhora queria a sua casa. E assim construíram a capela que mais tarde daria origem a nossa bela igreja. 

 

 

* Interpretando Este Fato 

 

 

Para a Bíblia um monte não é uma simples elevação de terra ou pedras. Aí o céu e a terra estão mais próximos. É sempre um lugar especial para o encontro com Deus. 

 

 

No Antigo Testamento o sacrifício de Isaac, filho de Abraão, esta identificado com o monte onde foi construído o templo santo de Jerusalém (cf. Gn 22,2); Moisés recebeu os dez mandamentos no monte Sinai (cf. Ex 19,1ss); Elias alcançou o milagre da chuva rezando no monte Carmelo (cf. 1Rs 18,42). 

 

 

Também fatos importantes do ministério de Jesus estão ligados ao gesto de subir para um lugar elevado: o sermão da montanha (cf. Mt 5-7); a transfiguração no monte Tabor ( cf. Mc 9,2); a sua Ascensão (cf. Lc 24,50; Atos 1,12). 

 

 

A montanha passa a ser um lugar sagrado ideal para edificar um local para reunir o povo para o culto a Deus. 

 

 

A Virgem Maria ao indicar de um modo extraordinário o local atual onde se encontra a Igreja Matriz de Itapecerica da Serra, quis recordar um ponto importante: para ser feliz é preciso subir para Deus. 

 

 

* O chamado de Deus para esta Paróquia 

 

 

Trata-se de um privilégio pertencer a Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, ou visitá-la participando de suas missas vibrantes. 

 

 

Um dos primeiros privilégios vem da própria origem sobrenatural da construção de nossa igreja, ela esta em um local indicado pela própria Virgem Maria, como um convite para que todos venham proclamar com alegria as maravilhas de Deus. 

 

 

O outro privilégio esta no título Nossa Senhora dos Prazeres, que recorda as sete alegrias da Virgem Maria. A nossa igreja deseja ser para todos um santuário de alegria. Pôr isso, uma das características de nossas missas e reuniões é ajudar as pessoas a viverem a vida com a mesma alegria que acompanhou Nossa Senhora em sua passagem pela terra. É a alegria de quem se sente amado pelo Pai, tem a Jesus como Senhor e Salvador e esta cheio do Espírito Santo. 

 

 

Um outro privilégio especial será conhecer você pessoalmente, sua família, e pôr que não pensar em formar uma caravana para nos visitar? Com certeza passaremos momentos especiais de comunhão com o Deus de amor, com a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres. 

 

 

Estarei esperando pôr uma visita e uma resposta, em nosso Santuário a festa de Nossa Senhora dos Prazeres acontece no segundo domingo depois da Páscoa junto com a festa da Divina Misericórdia. Também quero orar para que Deus, neste momento possa abençoar você: 

 

 

Pai,

 

Em nome de Jesus,

 

E pelo poder do Espírito Santo

 

Afasta de minha vida todas as pestes do pecado,

 

Fraquezas, vícios, tristezas, doenças,

 

Desarmonia no lar e problemas financeiros.

 

Com a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres, concede-me toda a alegria que necessito para estar de bem com a vida.

 

Amém