O Dicastério para a Cultura e a Educação realizará, nos dias 22 e 23 de outubro de 2026, na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Congresso Internacional sobre a Pastoral Escolar e Universitária. Com o tema “Desenhar novos mapas de esperança”, o encontro pretende contribuir para aquilo que o Papa Leão XIV define como uma “nova estação educativa”, em sintonia com a Carta Apostólica Traçar novos mapas de esperança.
O congresso reunirá pensadores, acadêmicos e representantes do mundo educativo e cultural para refletir sobre alguns dos principais desafios da educação contemporânea e temas presentes no magistério do Papa. Entre eles estão a interioridade, a digitalização e a paz, abordados a partir dos três pontos que Leão XIV integrou no Pacto Educativo Global.
Segundo o programa divulgado pelo Dicastério, o encontro terá um caráter de escuta, diálogo e participação, procurando criar um ambiente sinodal marcado pela oração e pela atenção às diferentes experiências educativas. Além das conferências, estão previstos momentos artísticos e atividades práticas, com o objetivo de favorecer uma reflexão que não permaneça apenas no âmbito teórico, mas dialogue com a experiência cotidiana das escolas e universidades.
Três desafios para a educação
A programação será organizada em torno de três conferências temáticas, correspondentes a alguns dos grandes desafios colocados atualmente à missão educativa. A primeira, intitulada “Cultivar a interioridade”, será moderada pelo arcebispo Carlo Maria Polvani. A proposta parte da necessidade de recuperar, no processo educativo, espaços de silêncio, reflexão e formação integral da pessoa.
A segunda conferência terá como tema “Digital humano” e será moderada pelo arcebispo Paul Tighe. A discussão deverá abordar a transformação provocada pelas tecnologias digitais no ambiente escolar e universitário e a necessidade de manter a pessoa humana no centro dos processos de inovação.
A terceira reflexão, “Educar para a paz”, será moderada por Monsenhor Matthias Ambros. O tema coloca a educação diante da responsabilidade de formar pessoas capazes de construir relações baseadas no diálogo, na compreensão mútua e na busca da paz em um mundo marcado por conflitos e divisões.
Uma pastoral voltada para o futuro
O congresso é dirigido especialmente aos agentes da pastoral escolar e universitária de todo o mundo católico, mas também a professores, capelães e representantes de instituições educativas. A iniciativa pretende favorecer o intercâmbio de experiências e uma reflexão comum sobre a presença da Igreja nos ambientes de educação.
Após as saudações iniciais do cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, os participantes serão convidados a percorrer um itinerário de escuta, reflexão e diálogo. O próprio título do encontro — “Traçar novos mapas de esperança” — indica a intenção de pensar a educação não apenas como transmissão de conhecimentos, mas como espaço de construção do futuro.
Um dos momentos centrais do congresso será a audiência dos participantes com o Papa Leão XIV. O encontro com o Pontífice deverá oferecer uma oportunidade para aprofundar a visão da Igreja sobre a missão educativa e sobre o papel das comunidades escolares e universitárias na formação integral das novas gerações.
Ao colocar lado a lado interioridade, tecnologia e paz, o congresso pretende evidenciar três dimensões interligadas da educação: formar pessoas capazes de olhar para dentro de si, utilizar as novas ferramentas tecnológicas de maneira humana e responsável e preparar novas gerações para serem construtoras de diálogo e paz.
Fonte: Vatican News






